No dia 28 de abril, movimentos sociais, sindicatos e trabalhadoras(es) de todo o Brasil vão parar as atividades para denunciar os retrocessos impostos pelas reformas do Governo Federal. Em Curitiba, psicólogas(os) decidiram em assembleia, na terça-feira (18), pela adesão à mobilização. A Greve Geral promete repetir as ações realizadas no dia 15 de março, quando milhares de pessoas foram às ruas do Brasil para dizer que não aceitam nenhum direito a menos. A diretoria do Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi PR) convida as psicólogas e os psicólogos do Paraná para a movimentação contra o desmonte da Previdência Social, das leis trabalhistas e das políticas públicas brasileiras.
Defendidas pelo Governo e por sua base no Congresso Nacional como “salvação para o Brasil”, essas mudanças têm objetivos específicos: retirar direitos trabalhistas, baratear a mão de obra brasileira e aniquilar garantias sociais conquistadas com muito esforço pelos brasileiros e brasileiras. Não por acaso, a Câmara dos Deputados conseguiu aprovar nessa quarta-feira (19), depois de algumas derrotas, o requerimento de urgência da tramitação da Reforma Trabalhista, uma medida antidemocrática e nada condizente com a gravidade desse projeto para as trabalhadoras(es) brasileiras. Já a votação da Reforma da Previdência está marcada para o início de maio, logo depois da comemoração do Dia do Trabalho, data que marca a importância das(os) trabalhadoras(es) para o país.
Diante da impossibilidade de diálogo com o Governo Federal, da arbitrariedade de medidas que desmontam as políticas públicas nas quais atuam as(os) psicólogas(os), da retirada de direitos trabalhistas básicos (férias, 13º salário, horário de almoço etc) e do avanço das terceirizações, a Diretoria do Sindypsi PR entende que não há saída mais viável do que a mobilização e a organização das(os) psicólogas(os) em defesa de seus direitos.
Se você e seus colegas de trabalham desejam paralisar as atividades, é só enviar um e-mail para o Sindypsi PR e receber as orientações: sindypsipr@sindypsipr.com.br. Durante o ato, a ideia é criar um bloco da Psicologia e distribuir panfletos sobre como a saúde mental de quem trabalha será comprometida com essas reformas. Venha você também participar das mobilizações do 28 de Abril!
Programação
9h – Início concentração Centro Cívico | Nossa Senhora do Salete
11h – Início caminhada rumo FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná)
11h30 – Ato frente Fiep
12h30 – Caminhada para a Praça Tiradentes
13h – Ato na Tiradentes – Pronunciamento de Arcebispo Dom Antônio
14h – Encerramento na Boca Maldita
Confira também >>