História

O SINDICATO

 

Em 13 de maio de 1974, reuniram-se no Auditório da Biblioteca Pública do Estado do Paraná, todos os psicólogos que no Paraná exerciam suas atividades, para a fundação da APPEP – Associação Profissional dos Psicólogos do Estado do Paraná, criada para melhor defender os interesses comuns da categoria.

No dia 22 de abril de 1976, realizou-se uma reunião na APPEP, para discussão do processo de sindicalização.

Em 07 de fevereiro de 1977, recebeu sua Carta Sindical do Ministério do Trabalho sob N° 320.646-75, aprovando o respectivo estatuto, e reconhecendo a APPEP – Associação Profissional dos Psicólogos do Estado do Paraná , sob denominação de SINDICATO dos Psicólogos no Estado do Paraná, como sindicato representativo da correspondente categoria profissional liberal, compreendida no 25° grupo – psicólogos -, do plano da Confederação Nacional das Profissões Liberais na base territorial, Estado do Paraná, com sede em Curitiba no Estado do Paraná, de acordo com o regime instituído pela Consolidação das Leis do Trabalho.

Após passar por um período de desarticulação evitando o fechamento graças ao esforço de alguns colegas que se propuseram manter as obrigações legais enfrentando inclusive problemas de protestos, até que se elegeu uma Junta Governativa que atualizou o Estatuto Social a partir de 1991 e deu-se início a reestruturação do Sindicato.

Em 17 de abril de 1997, adquiriu sua sede própria, na Rua Dr. Muricy, 390 – Conjunto 201 2° andar – Centro, conforme escritura pública lavrada no 4° Ofício de notas Tabelionato Laporte. Registrada no livro n° 849 fls. n° 152 e 153 e Registro de Imóveis 7ª Circunscrição, Curitiba – Paraná R-3/539 protocolo de n° 28.939.

Hoje conta com um quadro de funcionário próprio, Assessoria Jurídica e promovendo lutas em benefício da categoria, tais como Acordos Coletivos, Convenções/Dissídios, promove Homologações conforme estabelece a Instrução Normativa n° 02 de 12/03/1992 da DRT, com uma estrutura enxuta em defesa da Profissão.

HISTÓRIA – DIRETORIAS

1974-1977
Presidente: Maria Júlia Trevizan
Vice-Presidente: Wilson Cléber A. Jacques
1º Secretário: Maria de Lourdes Bairão Sanches
2º Secretário: Ana Lúcia Schuster
1º Tesoureiro: Eduardo Luís Canever
2º Tesoureiro: Vera Lúcia F. Wey
Suplentes da Diretoria: Paulo R. Helrighel, Zaira Belam, Bernadete Van Diemen e Olina Boff
Conselho Fiscal Efetivos: Helena Maria Pinto Carvalho, Neiva Menna Barreto e Marli Claudete Braga.
Suplentes Conselho Fiscal: Jacob Holzmann Netto, Marcio Paulo de Andrade e Luis Leite

1977 – 1981
Presidente: Neiva Maria Guedes Menna Barreto
Vice-Presidente: Oscar Barbosa de Souza Filho
1º Secretário: Dante Ricardo Quadros
2º Secretário: Marilu Benato
1º Tesoureiro: Jorge Karam Junior
2º Tesoureiro: Nélio Pereira da Silva
Suplentes da Diretoria: Etelvina R. Fabrício da Cunha, Célia Mª Peracini de Azevedo e Elisete Gomes de Souza.
Conselho Fiscal Efetivos: Zaira Antonieta Belam, Terezinha de Jesus B. Drucker e Gert Drucker.
Suplentes Conselho Fiscal: Maria Apª de Luna Pedrosa e Edna Mª Romano Wallbach

1981-1984
Presidente: Denise de Camargo
Vice-Presidente: Armando de Oliveira e Silva
1º Secretário: Ana Lúcia Panúnzio
2º Secretário: Mário Sérgio Silveira
1º Tesoureiro: Gilvan Vieira de Lima
2º Tesoureiro: Paulo Furtado
Suplentes da Diretoria: Alzira Augusta Bernardes, Elizabeth Tassi Teixeira, João Baptista Fortes de Oliveira e Jussara Cavalcanti Magalhães.
Conselho Fiscal Efetivos: Nancy Greca de Oliveira Carneiro, Maruza Helena Gonçalves e Budinalva Silveira. Sem registro de suplentes para o Conselho Fiscal em ata.

1984-1987
Presidente: Maria Eliza Guisti
Vice-Presidente: Margarete Rodrigues
1º Secretário: Edison Mercuri
2º Secretário: Maria do Rocio Novaes Pimpão
1º Tesoureiro: Paulo Cezar Langer
2º Tesoureiro: Ana Alice Pietruza Xavier de Miranda
Suplentes da Diretoria: Rita de Cássia Romano e Gilvan Vieira de Lima
Conselho Fiscal Efetivos: João Narciso Micheletti, Nora de Aquino, João Perci Schiavon, Rachel Jurkiewicz, Marcos Francisco Kunitz, Juvenal Correia Filho e Antonia Maria Fontoura. Sem registro de suplentes para o Conselho Fiscal em ata.

1987-1990 e 1990-1992
Presidente: Maria do Rocio Pimpão
Vice-Presidente: Maria Eliza Giusti
1º Secretário: Sarita Warszawiak
2º Secretário: Margareth Rodrigues
1º Tesoureiro: Roberto Antonio Pitella Jr. (Deixou o cargo em 17/06/1987)
2º Tesoureiro: Dulce Mara Gaio Schiavon
Suplentes da Diretoria: Lair Celeste dias Neves Escórcio, Inês Faria de Carvalho, Maria das Dores Maciel Wrubleuski, Maria Cristina Hein Lacerda.
Conselho Fiscal Efetivos: Rachel Jurkiewicz, João Perci Schiavon, Anahí de Almeida.
Suplentes: Salete Maria Clivati e Angela Mara Silva Valore.

1992-1995
Presidente: José Carlos dos Santos Pinto (Deixou o cargo em 28/06/1994)
Vice-Presidente: Claudio Cesar P. Teixeira
1º Secretário: Adriana Campaner de Toledo
2º Secretário: Maria Bernadete Beltrão Artimonte
1º Tesoureiro: Rubens Marcondes Weber (Deixou o cargo em 24/02/1992)
2º Tesoureiro: Risette Aparecida Gomes Faufer
Suplentes da Diretoria: Mauro Cesar Carsten , Margarete Rodrigues, Sunilda W. Chong Marmanillo, Karin Andezejewski.
Conselho Fiscal Efetivos: Deolindo Dorta de Oliveira, Janete Mariza Farion, Celso Barreto.
Suplentes Conselho Fiscal Monica de Paula Ramos, Ana Maria P. Vasconcellos.

1995-1998
Presidente: Mauro Cesar Carsten
Vice-Presidente: Deolindo dorta de Oliveira
1º Secretário: Monica de paula Ramos
2º Secretário: Marlene Rocha Figueiredo
1º Tesoureiro: Dulcimar Conto
2º Tesoureiro: Marilene Norielo Bonilha
Suplentes da Diretoria: Risette Aparecida Gomes, Elcio Jose Cechelero, Celso Barreto
Conselho Fiscal Efetivos: Luiz Fernando klasa, Silvete Terezinha Escorsim, Marcia Isabel Morini Santos
Suplente: Elizabeth Inaura Tramujas,

1998-2001
Presidente: Mauro Cesar Carsten
Vice-Presidente: Dulcimar Conto
1º Secretário: Ivanete Buganha
2º Secretário:
1º Tesoureiro: Deolindo Dorta de Oliveira
2º Tesoureiro:
Conselho Fiscal Efetivos: Luiz Fernando Klasa, Laudelino de Vicente, Sueli Budacha
Suplência: Ivo Carraro, Flavia Cristina Romero Braga, Lidercy Prestes Aldenucci

2001-2004
Presidente: Mauro Cesar Carsten
Vice-Presidente: Dionísio Banaszewiski
1º Secretário: Laudelino de Vicente
2º Secretário:
1º Tesoureiro: Deolindo Dorta
2º Tesoureiro:
Conselho Fiscal Efetivos: Rubens marcondes Weber, Ivanete Buganha, Dulcimar de Conto
Suplência: Agenor Cheutchuuk, Luiz Fernando Klasa

2004-2007
Presidente: Mauro Cesar carsten
Vice-Presidente: Dionísio Banaszewiski
1º Secretário: Laudelino de Vicente
2º Secretário: Wagnaer Rengel
1º Tesoureiro: Deolindo Dorta de Oliveira
2º Tesoureiro:
Suplentes da Diretoria: Graciosa Luza Wiggers
Conselho Fiscal Efetivos: Rubens marcondes Weber, Ivanete Buganha, Dulcimar de Conto
Suplência: Vera Lucia Barbosa, Teomara Carsten

2007-2010
Presidente: Rubens Marcondes Weber
Vice-Presidente: Mauro Cesar Carsten
1º Secretário: Tifany de Macedo Weber
2º Secretário:
1º Tesoureiro: Deolindo Dorta de Oliveira
2º Tesoureiro:
Suplentes da Diretoria: Fabiana da Costa Oliveira, Dionísio banaszewiski
Conselho Fiscal Efetivos: Laudelino de Vicente, Telmara Carsten Vieira, Mucio Ferreira de Abreu Junior
Suplência: Vera Lucia Barbosa, Elizabeth Ulrich

2010-2013
Presidente: Eugenio pereira de Paula Junior
Vice-Presidente: Rogéria Sinimbu Aguiar
1º Secretário: Sérgio Ferraz Spinato
2º Secretário: Salete Coelho Martins
1º Tesoureiro: Luciano Nadolny
2º Tesoureiro:
Suplentes da Diretoria: Salete Coelho Martins, Nilce Noélia P. Brito
Conselho Fiscal Efetivos: Mauro Cesar Carsten, Telmara Carsten Vieira, Deolindo Dorta de Oliveira
Conselho Fiscal Suplentes: Mariana Patitucci Bacellar, Ceciana A. Schallenberger
Delegados Representantes: Marly Terezinha Perreli, Mara Julci K. Baran
Suplentes: César A. C. Marchi Gonçalves, Cristiane maria Dierka

FATOS HISTÓRICOS

13/04/1974
Encaminhamento de documentação para registro da Associação dos Psicólogos do Estado do Paraná ao órgão competente e eleição da Primeira Diretoria da Associação. Por não haver sede própria as Assembléias eram realizadas em diversas sedes provisórias, exemplo: Sede de outros Sindicatos, Colégios, Faculdades e em uma sala junto à Sede do CRP, este local manteve-se até 1997.

1ª Diretoria do SindyPsi 1974-1977
Presidente: Maria Júlia Trevizan
Vice-Presidente: Wilson Cléber A. Jacques
1º Secretário: Maria de Lourdes Bairão Sanches
2º Secretário: Ana Lúcia Schuster
1º Tesoureiro: Eduardo Luís Canever
2º Tesoureiro: Vera Lúcia F. Wey
Suplentes da Diretoria: Paulo R. Helrighel, Zaira Belam, Bernadete Van Diemen e Olina Boff
Conselho Fiscal Efetivos: Helena Maria Pinto Carvalho, Neiva Menna Barreto e Marli Claudete Braga.
Suplentes Conselho Fiscal: Jacob Holzmann Netto, Marcio Paulo de Andrade e Luis Leite

13/05/1974
Deliberada a fundação da Associação dos Psicólogos do Estado do Paraná em Assembléia realizada no Auditório da Biblioteca Pública do Paraná às 20h.

02/07/1975
Primeira Assembléia realizada no intuito de transformar a APPEP em Sindicato, conforme Edital – Jornal Folha da Tarde publicado nos dias 12,13 e 14 do mesmo mês

11/11/1976
Wilson Cleber Jacques pede demissão da Vice-Presidência e quem toma posse é Maria de Lourdes B. Sanches.

05/01/1977
Maria Júlia Trevizan abre mão do cargo de Presidente e por decisão da Diretoria é empossado Paulo Roberto Helrighel

07/01/1977
Recebimento da carta Sindical sob numeração: 320.646-75

13/04/1977
A psicóloga Maria Júlia recebe o cargo de Assessora Especial do Conselho Diretor, por decisão do mesmo, devido à Sindicalização que não poderia ocorrer sem sua presença e homenagem. Determinação do Del. Regional do Trabalho – Gal. Massa

20/04/1977

Providências para sessão solene de posse da Primeira Diretoria Sindical.

23/11/1977
Eleição da nova Diretoria Sindical 1978 – 1981:
Presidente: Neiva Maria Guedes Menna Barreto
Vice-Presidente: Oscar Barbosa de Souza Filho
1º Secretário: Dante Ricardo Quadros
2º Secretário: Marilu Benato
1º Tesoureiro: Jorge Karam Junior
2º Tesoureiro: Nélio Pereira da Silva
Suplentes da Diretoria: Etelvina R. Fabrício da Cunha, Célia Mª Peracini de Azevedo e Elisete Gomes de Souza.
Conselho Fiscal Efetivos: Zaira Antonieta Belam, Terezinha de Jesus B. Drucker e Gert Drucker.
Suplentes Conselho Fiscal: Maria Apª de Luna Pedrosa e Edna Mª Romano Wallbach

29/03/1979
Neiva Mª Guedes pede demissão do cargo de Presidente e Oscar Barbosa de Souza Filho, assume a presidência. Porém, por determinação da Delegacia Regional do Trabalho não foram alterados os demais cargos, mantendo-se a composição.

23/11/1980
Eleição da nova Diretoria Sindical Gestão 1981-1984:
Presidente: Denise de Camargo
Vice-Presidente: Armando de Oliveira e Silva
1º Secretário: Ana Lúcia Panúnzio
2º Secretário: Mário Sérgio Silveira
1º Tesoureiro: Gilvan Vieira de Lima
2º Tesoureiro: Paulo Furtado
Suplentes da Diretoria: Alzira Augusta Bernardes, Elizabeth Tassi Teixeira, João Baptista Fortes de Oliveira e Jussara Cavalcanti Magalhães.
Conselho Fiscal Efetivos: Nancy Greca de Oliveira Carneiro, Maruza Helena Gonçalves e Budinalva Silveira. Sem registro de suplentes para o Conselho Fiscal em ata.

02/07/1981
Começo de marketing informativo do Sindicato com a elaboração do Boletim, escolha de temas (diferença entre contribuição e associação, piso salarial e carga horária, eventos dos quais o Sindicato participou e divulgação de Congressos e Seminários) e forma de distribuição (impresso enviado a todos os associados em seus respectivos endereços).

27 a 28/07/1981
Participação do Sindicato no II Encontro das Classes Trabalhadoras do Paraná (ENCLAT) para reivindicações da classe.

06/08/1981
Realização de uma Reunião Científica aos profissionais com a presença do epistemólogo francês Allain Richard
17 a 22/08/1981 Participação do Sindicato no Curso de Extensão Universitária em Psicologia do Excepcional a convite da UFPR.

20/10/1981
Pedido de demissão da 1ª Secretária Ana Lúcia Panúnzio, alterando a composição de forma devida.

09 e 10/10/1982
Participação do Sindicato no II Encontro Nacional de Entidades de Psicologia realizado no Rio de Janeiro. (Representante Sindicato – Psicóloga Nancy Greca). Assuntos discutidos ver Livro de Registro de Atas pág. 09

15/05/1983
Discussão para mobilização do Sindicato junto aos Sindicatos dos Economistas, Contabilistas e Jornalistas contra a aprovação do projeto 32/82 (regulamentação da Profissão de Técnico em Administração).

22/06/1983
Discussão para ação conjunta do Sindicato dos Psicólogos e Sindicatos dos Corretores, Farmacêuticos, Veterinários, Odontologistas e Engenheiros em relação a Lei 6994 e Decreto 88.147 de 08/03/1983.

23/01/1984
Eleição da Nova Diretoria Sindical Gestão 1984-1987:
Presidente: Maria Eliza Guisti
Vice-Presidente: Margarete Rodrigues
1º Secretário: Edison Mercuri
2º Secretário: Maria do Rocio Novaes Pimpão
1º Tesoureiro: Paulo Cezar Langer
2º Tesoureiro: Ana Alice Pietruza Xavier de Miranda
Suplentes da Diretoria: Rita de Cássia Romano e Gilvan Vieira de Lima
Conselho Fiscal Efetivos: João Narciso Micheletti, Nora de Aquino, João Perci Schiavon, Rachel Jurkiewicz, Marcos Francisco Kunitz, Juvenal Correia Filho e Antonia Maria Fontoura. Sem registro de suplentes para o Conselho Fiscal em ata.

08/03/1984

Participação do Sindicato no Movimento das Mulheres a título de divulgação. (Representante – Psicóloga Romilda Pichek

02/04/1984
Discussão sobre faltas constantes da Vice-Presidente às reuniões, votação pela permanência ou não da mesma, cargo mantido (4 votos favoráveis contra 1), devido a declaração convincente por parte da vice.

24/04/1984
Participação do Sindicato na mobilização “Eleições diretas já!”

30/04/1984
Venda de ingressos em Faculdades para peça teatral, realizadas por alunos conhecidos dos diretores. Objetivo – início da formação do núcleo de estudantes do Sindicato.

21 a 28/05/1984
Apresentação de filmes na Cinemateca do Museu Guido Viário (sobre psicologia direcionados a todos) com debates posteriores, no intuito de promover filiações.
Sindicato assina moção de apoio a greve dos professores da UFPR

28/05/1984
Foi instituída a comissão de Organização Sindical com o objetivo de estruturação e traçar planos e levá-los à prática. Responsáveis: Maria Guisti, João Schiavon, Paulo Langer e Maria do Rocio.

11/06/1984
Divulgação – Boletim Bimestral chamado SOMA com diversas publicações sobre o Sindicato, enviado às residências dos associados. Impresso pela gráfica do IAM em parceria com Livrarias Curitiba e do Chain. 1º envio programado para Junho.
Discussão sobre a situação financeira do Sindicato, dinheiro insuficiente para manter-se por um ano. Foi feita aplicação para rendimentos futuros (Duplicap), mas, houve intervenção por parte do Banco Central. Assessoria Jurídica e contabilidade trabalharam em conjunto para resolver situação.

24/09/1984
Votação e redução de reuniões com o objetivo de aumentar a participação da gestão. Sendo assim, altera-se para uma reunião mensal da diretoria, outra após 15 dias, apenas da Comissão de Organização do Sindicato e uma última todo final de mês junto ao CRP para discussão de parcerias e mobilização a favor da classe. (Mudanças que alteraram o art. 2º do Regimento Interno?).

08/10/1984
Decidiu-se em reunião o CRP-08, a fiscalização e controle de pagamentos das guias de contribuição em conjunto com a anuidade do mesmo.

22/10/1984
Em votação unanime a diretoria concordou em antecipar o pagamento de suas contribuições para utilizar o dinheiro no envio dos boletins, pois, o Sindicato não tinha dinheiro em caixa.

15/11/1984
Liberação e devolução do dinheiro pela Duplicap ao Sindicato com juros e correção de 288%.

26/11/1984
Para constar 26/11/1984 Livro Ata 2 pág. 52 (verso) linha 6 em diante – Palavras de Paulo Langer: “- Neste ano (1984) aprendeu-se a fazer reuniões e boletim, sendo necessário agora estabelecer metas e atingí-las…antes de trazer associados…é necessário trazer a diretoria…ainda que sobrem seis pessoas, trabalha-se com estas…agora é necessário…traçar um plano, estipular calendário e operacionalizar este planejamento.” Ata de nº 123 de 26/11/1984(Uma abordagem interessante para se refletir!)

05/03/1985
Compra de uma máquina de escrever.

27/05/1985
Realização do I Encontro Estadual dos Psicólogos, com 60 participantes e 9 filiações. Ver: Livro Ata 2 pág. 63 – Para relação de assuntos discutidos.

De 11/1984 a 20/11/1985
Participação do Sindicato em diversos eventos como: Encontro Regional de entidades de Psicólogos, Coordenação Nacional da Classe Trabalhadora em Brasília, Cinemateca (realizada pelo Sindicato), Congresso de Implantação da CUT no est. do PR, Reunião com o Departamento de saúde, Peça teatral para os associados (Freud no distante mundo…) em parceria com o Teatro Guaíra, Encontro Sindical do partido dos Trabalhadores, Debate sobre Imperalismo e Intervenção Militar na Nicarágua, I Encontro dos Psicólogos de Santa Catarina, I Congresso dos Sociólogos, I Encontro dos Engenheiros do Paraná, Seminário de Psicologia, Reuniões da OAB, Debate no DIEESE, Discussão – Sindicatos e a CUT, Congresso da Federação Nacional dos Psicólogos

Setembro/1985 a Agosto 1986
Entrou em tramitação o PL 140/85 – 01 Psicólogo por Escola, com apoio do SindyPsi em conjunto com a APASIP. Reivindicações do SindyPsi junto ao Instituto de Pesquisa e Estudos do PR (IPE), para aumento de 100% no salário dos Psicólogos e Plano de Carreira, ao que a resposta foi positiva, ficando a correção prevista para o ano de 1986. Participação do SindyPsi no Seminário de Psicologia, Reuniões da OAB, Associação Paranaense de Saúde Mental – Debate: Formação do psicólogo e Perspectiva de Trabalho, criação de Comissão de Negociação de CCT´s conjunta com o Assessor Jurídico da época Sr. Mário, Reuniões junto à Diretoria do CRP, Realização da II Semana de Cinema e Psicologia, Reuniões com Psicólogos de Londrina e Maringá, Participação na I Conferência de Saúde Menta no Rio de Janeiro, Planejamento para recuperar anuidades fazendo carteirinhas dos associados, elaboração de carta para ser encaminhada junto às guias, relatando os trabalhos do SindyPsi.

16/12/1986
Eleição da Nova Diretoria Sindical Gestão 1987-1990:
Presidente: Maria do Rocio Pimpão
Vice-Presidente: Maria Eliza Giusti
1º Secretário: Sarita Warszawiak
2º Secretário: Margareth Rodrigues
1º Tesoureiro: Roberto Antonio Pitella Jr. (Deixou o cargo em 17/06/1987)
2º Tesoureiro: Dulce Mara Gaio Schiavon
Suplentes da Diretoria: Lair Celeste dias Neves Escórcio, Inês Faria de Carvalho, Maria das Dores Maciel Wrubleuski, Maria Cristina Hein Lacerda.
Conselho Fiscal Efetivos: Rachel Jurkiewicz, João Perci Schiavon, Anahí de Almeida.
Suplentes: Salete Maria Clivati e Angela Mara Silva Valore.

29/08/1987
Foi comemorado o Dia do Psicólogo e os 25 anos de regularização da profissão, ao qeu foi promovido um concurso de Literatura (Projeto enviado à Secretaria da Cultura), terminando com um baile no Operário.
Eventos 1987 Participação do SindyPsi no Encontro de Psicólogos de Foz do Iguaçú, Envio de cartas aos hospitais de Curitiba que descreviam as funções do Psicólogo Hospitalar.
Livro 02 Págs. 81, 82 e 83 Mostra a desorganização financeira e a falta de respaldo da Caixa Econômica Federal quanto ao encaminhamento de relatórios de recebimento de guias, bem como, de inadimplentes, contratação de um novo contador, que constatou falta dos balancetes referentes aos anos de 1985, 1986 e 1987 e advertiu da possibilidade de intervenção por parte do Ministério do Trabalho ao que prometeu reorganizar finanças da entidade, sem o devido controle financeiro o caixa do SindyPsi encontrava-se no vermelho.

1989
Participação do SindyPsi na Regional Sul da Federação dos Psicólogos em Florianópolis, Congresso da Federação e Unificado.

05/05/1990

Gestão que assumiu em 1987 não tem concorrentes para nova eleição, fato que caracterizou uma eleição totalmente desarticulada.

12/11/1990
Publicação de Edital com o aviso de que houvera prorrogação por tempo indeterminado de gestão devido a problemas financeiros e inexistência de chapa concorrente.
Ata sem data Apresentação da casa ao CRP para alterções estatutárias, visando adequar o Estatuto à Constituição Federal e fazer constar a Contribuição Confederativa, estabelecida em 1988. (O SindyPsi perdeu 2 (dois) anos de arrecadação devido à desorganização contábil).

06/11/1991
Chapa e posterior Eleição da Nova Diretoria Sindical Gestão 1992-1995:
Presidente: José Carlos dos Santos Pinto (Deixou o cargo em 28/06/1994)
Vice-Presidente: Claudio Cesar P. Teixeira
1º Secretário: Adriana Campaner de Toledo
2º Secretário: Maria Bernadete Beltrão Artimonte
1º Tesoureiro: Rubens Marcondes Weber (Deixou o cargo em 24/02/1992)
2º Tesoureiro: Risette Aparecida Gomes Faufer
Suplentes da Diretoria: Mauro Cesar Carsten , Margarete Rodrigues, Sunilda W. Chong Marmanillo, Karin Andezejewski.
Conselho Fiscal Efetivos: Deolindo Dorta de Oliveira, Janete Mariza Farion, Celso Barreto.
Suplentes Conselho Fiscal Monica de Paula Ramos, Ana Maria P. Vasconcellos.

10 à 24/02/1992
Alteração de enderço do SindyPsi, locação de 01 imóvel à Av. Iguaçú, 465, contratação de secretária para atendimento das 13h às 17h, Criação de tabela com dia e horário para realização de atendimento por parte dos diretores aos associados e para auxiliar na demanda dos serviços interno-externos, Solicitação de elaboração de tabela de honorários pelos alunos dos cursos de Estatística e Metodologia Científica da UFPR, isto em conjunto com o CRP que faria a impressão e distribuição. Definição das Comissões de trabalhos: Acadêmica, Técnica Científica, Editorial e Promoção. Tentativa de atualização dos dados dos associados (sem grandes efeitos), recebimento de uma doação de livros da área de Psicologia e afins de José Carlos e Cláudio da CASA PROTEGIDA. Retomada do envio de guias estabilização financeira.

14/04/1992
Reunião com Psicólogos hospitalares para discussão da tabela de honorários vigente, comparando-a à tabela de honorários médicos , discutida também a questão do cargo de Psicólogo Sanitarista, após visita ao Hospital Nsa Sra da Glória.

1992
Participação do SindyPsi na Conferência de Saúde Mental.

30/11/1994

Eleição da Nova Diretoria Sindical Gestão 1995-1998:
Presidente: Mauro Cesar Carsten
Vice-Presidente: Deolindo dorta de Oliveira
1º Secretário: Monica de paula Ramos
2º Secretário: Marlene Rocha Figueiredo
1º Tesoureiro: Dulcimar Conto
2º Tesoureiro: Marilene Norielo Bonilha
Suplentes da Diretoria: Risette Aparecida Gomes, Elcio Jose Cechelero, Celso Barreto
Conselho Fiscal Efetivos: Luiz Fernando klasa, Silvete Terezinha Escorsim, Marcia Isabel Morini Santos
Suplente: Elizabeth Inaura Tramujas,

1996
Demissões e contratações: secretária e assessoria jurídica. Participação na Jornada de Psicologia de Belo Horizonte/ MG e Plenária FENAPSI realizada de 18 a 20 de Outubro.

01/04/1997
Aprovação unânime de compra do imóvel à Al. Dr. Muricy, 390 conjunto 201 (atual sede própria do SindyPsi), compra realizada em 17/04/1997 no valor de R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

12/02/1998
Eleição da Nova Diretoria Sindical Gestão 1998-2001:
Presidente: Mauro Cesar Carsten
Vice-Presidente: Dulcimar Conto
1º Secretário: Ivanete Buganha
2º Secretário:
1º Tesoureiro: Deolindo Dorta de Oliveira
2º Tesoureiro:
Conselho Fiscal Efetivos: Luiz Fernando Klasa, Laudelino de Vicente, Sueli Budacha
Suplência: Ivo Carraro, Flavia Cristina Romero Braga, Lidercy Prestes Aldenucci

Período 1998 a 2000
Período difícil, falta de adesão e interesse pelo administrativo do SindyPsi

22/02/2001
Eleição da Nova Diretoria Sindical Gestão 2001-2004:
Presidente: Mauro Cesar Carsten
Vice-Presidente: Dionísio Banaszewiski
1º Secretário: Laudelino de Vicente
2º Secretário:
1º Tesoureiro: Deolindo Dorta
2º Tesoureiro:
Conselho Fiscal Efetivos: Rubens marcondes Weber, Ivanete Buganha, Dulcimar de Conto
Suplência: Agenor Cheutchuuk, Luiz Fernando Klasa

2002 a 2003
Participação do SindyPsi no VI Congresso Nacional da FENAPSI, I Congresso Nacional da FENAPSI, VII Congresso Nacional FENAPSI.

26/02/2004
Eleição da Nova Diretoria Sindical Gestão 2004-2007:
Presidente: Mauro Cesar carsten
Vice-Presidente: Dionísio Banaszewiski
1º Secretário: Laudelino de Vicente
2º Secretário: Wagnaer Rengel
1º Tesoureiro: Deolindo Dorta de Oliveira
2º Tesoureiro:
Suplentes da Diretoria: Graciosa Luza Wiggers
Conselho Fiscal Efetivos: Rubens marcondes Weber, Ivanete Buganha, Dulcimar de Conto
Suplência: Vera Lucia Barbosa, Teomara Carsten
Primeiras Medidas: Expediram informativos aos Psicólogos da atuação do SindyPsi junto à Prefeituras e órgão Municipais entre outros, criação do site do SindyPsi, Elaboração do Rol de reivindicações, criação do Banco de currículos para divulgação no site da FENAPSI, discussões com o CRP sobre melhorias quanto ao acesso da classe de baixa renda à psicologia, visitas a órgãos e empresas (campo de atuação de psicólogos), discussão sobre visistas em instituições de ensino, participação do SindyPsi na entrega das CIP´s no CRP, envio de ofícios a todas as Prefeituras Municipais do Paraná e APAE´s reivindicando melhores condições de trabalho para os psicólogos compra de uma máquina de xeróx no intuito de oferecer xeróx c/ baixo custo aos psicólogos, compra de uma TV 29″. (Dados: Livro Ata 03 fl. 35)

2006
Participação VIII Congresso de Psicologia FENAPSI

21/12/2006
Para constar Alteração estatutária – emendas conforme Lei 11127/2005 que alterou a lei 10506/2002 transcrito o Estatuto da pág. 40 à 52, todas devidamente registradas.

17/01/2007
Eleição da Nova Diretoria Sindical Gestão 2007-2010:
Presidente: Rubens Marcondes Weber
Vice-Presidente: Mauro Cesar Carsten
1º Secretário: Tifany de Macedo Weber
2º Secretário:
1º Tesoureiro: Deolindo Dorta de Oliveira
2º Tesoureiro:
Suplentes da Diretoria: Fabiana da Costa Oliveira, Dionísio banaszewiski
Conselho Fiscal Efetivos: Laudelino de Vicente, Telmara Carsten Vieira, Mucio Ferreira de Abreu Junior
Suplência: Vera Lucia Barbosa, Elizabeth Ulrich

2007 à 2009
Participação do SindyPsi na reunião ampliada da FENAPSI no Rio de Janeiro com os temas: Condições de Trabalho e saúde do trabalhador, divulgação do SindyPsi na Revista Contato do CRP, busca de ampliação dos acordos e convenções, aumento do período (dias e horas) de atendimento do jurídico na sede do SindyPsi dentre outros, no intuito de melhorar o atendimento à classe.

17/01/2010
Eleição da Nova Diretoria Sindical Gestão 2010-2013:
Presidente: Eugenio pereira de Paula Junior
Vice-Presidente: Rogéria Sinimbu Aguiar
1º Secretário: Sérgio Ferraz Spinato
2º Secretário: Salete Coelho Martins
1º Tesoureiro: Luciano Nadolny
2º Tesoureiro:
Suplentes da Diretoria: Salete Coelho Martins, Nilce Noélia P. Brito
Conselho Fiscal Efetivos: Mauro Cesar Carsten, Telmara Carsten Vieira, Deolindo Dorta de Oliveira
Conselho Fiscal Suplentes: Mariana Patitucci Bacellar, Ceciana A. Schallenberger
Delegados Representantes: Marly Terezinha Perreli, Mara Julci K. Baran
Suplentes: César A. C. Marchi Gonçalves, Cristiane maria Dierka
Atividades recentes: Reestruturação do administrativo: dados, emissão de guias, relatórios e controle financeiro (em andamento).
Contratação de Auxiliar Administrativa
Participação em Workshop de Planejamento Estratégico – Elaboração de Missão, Visão e Valores do SindyPsi, entre outros.
Realização de Auditoria
Realização de Relatório de Gestão e Educação Empresarial – visando identificar os pontos fracos e fortes da entidade, no intuito de solucioná-los.
Parceria com a Universidade Positivo para contratação de Estagiários – Até o momento realizamos 2 contratos com a Instituição e alunos.
Reestruturação e Reformulação do Site do SindyPsi (em andamento)
Substituição de Assessoria Contábil
Busca e Adesão a contratos e parcerias visando benefícios aos Psicólogos.
Decisão por abono da Contribuição Sindical, quando comprovada a impossibilidade de realização do referido pagamento.
Participação na entrega das CIP´s junto ao CRP
Realização de reuniões semanais da Diretoria, no intuito de elaborar estratégias para ampliar a atuação do Sindicato em favor dos Psicólogos de todo o Paraná.
Participação na Comissão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde.
Participação em ações conjuntas junto ao CRESS/CRASS
Envio de Ofícios de Reivindicações a todas as Prefeituras Municipais do Estado do Paraná
Envio de Ofícios de Reivindicações às clínicas de todo o Paraná, que realizam avaliações para o Detran.
Participação da Diretoria e Assessoria Jurídica em reuniões, mesas redondas entre outros, na discussão quanto a Acordos/ CCT´s diversos como:
Sanepar: Assinado em 23/07/2010
Unimed: Assinada em 24/05/2010
SESCAP: Assinada em: 01/05/2010
SINCOOPAR: Assinada em:21/06/2010
SINANGE:
Lançamento do site oficial do SindyPsi

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