
O dia dois de outubro está chegando e muita gente ainda não decidiu em quem votar para a Prefeitura de Curitiba. Para ajudar as psicólogas e os psicólogos da cidade, o Sindypsi PR leu atentamente todas as propostas de governo dos candidatos e das candidatas e selecionou itens que abordam, de alguma maneira, a Psicologia e assuntos relacionados à profissão. É uma maneira de ajudarmos você a saber o que o seu candidato ou a sua candidata propõe para a nossa categoria.
Os critérios de seleção foram:
- Propostas publicadas no eixo de propostas dos sites dos candidatos e das candidatas
- Citação direta ou diretamente relacionada à área da Psicologia
- Citação de iniciativas ou órgãos públicos nos quais a presença da/do psicóloga/o é central
- Citação do termo “saúde” quando se refere a atividades multidisciplinares e áreas de atuação que envolvam nitidamente as/os psicólogas/os
Não foram catalogadas:
- Menções à Psicologia ou à área da saúde feitas em introduções ou textos genéricos
Confira as propostas:
Rafael Greca (PMN)
O candidato cita a Psicologia ou práticas e áreas relacionadas em três quatro propostas: No eixo Educação, promete “ofertar cursos de graduação como: Administração Pública, Segurança Pública, Educação Especial e Psicopedagogia”. Em relação aos servidores municipais da educação, diz que vai “promover concursos e promoções condicionados a avaliações práticas, psicológicas e teóricas atrelados ao Plano de Cargos e Salários”.
Na área da saúde, Greca se compromete a “implantar o Centro de Especialidades Metropolitano do Portão garantindo a referência para as pessoas que necessitem de consultas especializadas com Cardiologistas, endocrinologistas, geriatras e equipe multidisciplinar (psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, educador físico, nutricionistas)”. Greca ainda fala na criação de uma “Unidade de Estabilização Psiquiátrica com unidade de acolhimento infanto juvenil e adulto masculino e feminino.”
Para ler as propostas de Rafael Greca clique aqui > http://migre.me/v72pA
Requião Filho (PMDB)
No eixo Crianças e Jovens, o candidato se compromete a promover a “Puericultura nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e diagnóstico precoce de doenças complexas”. A puericultura é um conjunto de noções e técnicas voltadas para o cuidado médico, higiênico, nutricional, psicológico etc., de crianças pequenas, o que justifica a presença do item nesta seleção.
No mesmo eixo, Requião cita a “criação de um programa Inter Setorial Pró 1ª Infância, com políticas públicas de saúde, educação e assistência social.” Neste ponto, diz que “serão mobilizados os agentes comunitários de saúde, profissionais do PSF (Programa Saúde da Família; das UBS (Unidades Básicas de Saúde); e da saúde infanto-juvenil. Na Educação, os educadores do CMEIS e professores das escolas. Na Assistência Social, os profissionais do CRAS e CREAS. Este conjunto de profissionais somados a estagiários de psicologia, pedagogia, serviço social, medicina, oriundos de parcerias com as instituições de ensino, constituirão grupos regionais e equipes de visitação nas moradias de famílias com crianças de 0 a 6 anos.”
O candidato também cita “Equipes multidisciplinares compostas por estagiários de psicologia e pedagogia, agentes comunitários de saúde e outros, serão capacitadas para realizarem visitas educativas e orientações aos familiares e cuidadores” e fala em visitas semanais educativas nas casas com crianças de 0 a 3 anos, que seriam realizadas “por equipes multidisciplinares, como por exemplo: estagiários de psicologia e pedagogia, agentes comunitários de saúde, com interações, brincadeiras, leituras entre as crianças, na presença do cuidador;
No eixo Assistência social, o PMDBista se compromete a aperfeiçoar dois tipos de unidades: as “de execução dos serviços de “Proteção Social Básica”, destinados à população em situação de vulnerabilidade social, também conhecidos como CRAS (Centros de Referência da Assistência Social)” e as “especializadas de serviços de proteção social especial (média complexidade), para atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco – CREAS (Centros de Referência Especializados da Assistência Social)”.
No eixo Saúde, o candidato cita a melhoria na “estrutura das Unidades de Saúde Básicas e das Unidades de Estratégia de Saúde da Família (UESF)” e diz que vai “Valorizar servidores da saúde e a melhorar as condições de trabalho”. Também fazem parte das propostas do candidato a implantação de “Programa de Terapias Integrativas e Complementares, em suas diversas modalidades, como massagem, massoterapia, terapia floral, fitoterapia, acupuntura, hipnose, homeopatia (não médica), psicanálise, ginástica terapêutica, dentre outros” e o aperfeiçoamento do “atendimento do CAPS, incluindo um programa direcionado à mulher portadora de transtornos mentais”.
Para acessar as propostas de Requião Filho clique aqui > http://migre.me/v77ur
Gustavo Fruet (PDT)
No eixo Cidade Humana, o atual prefeito de Curitiba se compromete a “fortalecer e aperfeiçoar os serviços de proteção às mulheres vítimas de violência, incluindo serviços de atenção especializada à saúde da mulher, fortalecendo o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira”. A CMB oferece atendimento psicológico às mulheres, o que permite que o item seja incluído nessa seleção. No mesmo eixo, o candidato se compromete a “atuar intersetorialmente na prevenção, construção de planos terapêuticos e reinserção social de pessoas que fazem uso de álcool e drogas e que necessitem desses serviços.”
Já o eixo de Saúde das propostas de Fruet, a proposta é “ampliar os serviços de prevenção ao uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, violência e suicídio, com ênfase em populações de maior vulnerabilidade.”. A seleção deste item se deve à citação do suicídio, cuja prevenção nitidamente envolve o trabalho da psicóloga e do psicólogo.
Para acessar as propostas de Gustavo Fruet clique aqui > http://migre.me/v7iuc
Maria Victoria (PP)
No eixo Saúde, a candidata cita investimento na “formação e capacitação dos profissionais e gestores da Saúde” e diz que vai “melhorar a qualidade e as condições de trabalho dos agentes de saúde”.
As propostas de Maria Victória também citam a melhoria do “atendimento aos dependentes químicos através de apoio social domiciliar” e o “apoio e orientação médica preventiva e educacional em saúde nos domicílios através dos agentes comunitários de saúde e da ação social;
As propostas da candidata para a Educação também citam a saúde. Ela propõe a implantação de um “novo modelo de gestão de CMEI agregando saúde, assistência social, educação, esporte, lazer e nutrição (Integração Comunidade Escola)”
Para acessar as propostas de Maria Victória clique aqui > http://migre.me/v77Wk
Tadeu Veneri (PT)
No eixo Saúde, o candidato diz que vai “ampliar o quadro de funcionários da saúde, mediante realização de concurso; Fomentar a formação e a qualificação dos profissionais por meio da escola de formação na saúde; Fortalecer e dar efetividade à mesa de negociação do SUS, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área.”
Ao falar de Mulheres, Tadeu cita a criação de “unidades móveis de atendimento a mulheres e crianças em situação ou sob risco de violência, dotadas de profissionais especializados em assistência psicossocial”. No eixo LGBT, a proposta é “desenvolver iniciativas de saúde pública especializada para a população transexual” e “capacitar agentes públicos na temática de gênero e diversidade sexual a fim de propiciar o atendimento humanizado e respeitoso às pessoas em processo de transexualização”. O item foi selecionado por citar agentes públicos e pelo fato de que a pessoa em processo de redesignação sexual deve passar por atendimento psicológico.
Para acessar as propostas de Tadeu Veneri clique aqui > http://migre.me/v77Zz
Xênia Mello (PSOL)
No eixo Saúde do plano de governo de Xênia, constam a “melhoria nas condições de trabalho para os servidores da saúde”, o “fim da terceirização e contratações via Fundação” e a “garantia da jornada de 30 horas semanais”. Além disso, o eixo cita a ampliação da “Rede de Atenção Psicossocial (Raps) com seus principais dispositivos, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs)” e a criação de um “Programa Municipal de Redução de Danos para usuários de drogas, ligado ao Plano Municipal de Saúde Mental já existente.”
Ao falar da população LGBT, o PSOL se compromete a “garantir o respeito ao nome social das pessoas trans em todos os espaços da administração pública, tais como serviços de saúde, secretarias, educação, companhia de habitação, escolas, seja usuária ou servidora”. A proposta cita “serviços de saúde” e “servidora”, onde atuam as psicólogas e os psicólogos. O mesmo eixo também prevê a criação de um “ambulatório de atendimento especializado às pessoas trans.” Como o processo transexualizador prevê a participação da/do psicóloga/o, o item foi selecionado.
No eixo Educação, a candidata promete “construir e implementar um programa municipal de educação sobre drogas que trabalhe junto à escola, à família e à comunidade aspectos diversos referentes ao uso de drogas, com uma equipe multidisciplinar, com profissionais da educação, saúde, assistência social e saúde mental.”
A proposta de Xênia para as Mulheres envolve a capacitação contínua de “agentes municipais da saúde, da assistência social e guarda municipal que atuam nos serviços de atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.”
Para acessar as propostas da candidata Xênia Mello clique aqui > http://migre.me/v77Y3
Ney Leprevost (PSD)
O eixo Fundação de Ação Social (FAS) foi selecionado por citar a implantação de Casas de Solidariedade, “casas de acolhimento que atendem os moradores de ruas em suas necessidades proporcionando atenção, tratamento de saúde e terapêutico para reinserção na sociedade.”
O candidato também se compromete a “fazer de Curitiba referência internacional em saúde da criança através do Centro de Excelência de Medicina Infantil (CEM) que será construído na regional Boa Vista em parceria com o Hospital Infantil Pequeno Príncipe. Na equipe, médicos, enfermeiras, psicólogas, assistentes sociais, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e demais profissionais especialistas em promover a saúde preventiva, curativa, física e mental das crianças de Curitiba.
Também no eixo saúde, Ney Leprevost propõe a melhoria e a ampliação do “atendimento da saúde domiciliar, valorizando os agentes de saúde e tornando o tratamento de doentes crônicos e idosos, mais eficiente e humanizado”
Para acessar as propostas de Ney Leprevost clique aqui > http://migre.me/v77xb
Ademar Pereira (PROS)
O candidato se propõe a ofertar “cursos de Humanização do atendimento hospitalar para estudantes da área da Saúde” e a criar o “Programa ‘Mutirão da Saúde nos Bairros’, para trabalhar na prevenção, atendendo a população dos bairros por meio das equipes de serviço de atendimento domiciliar.”
Para acessar as propostas de Ademar Pereira clique aqui > http://migre.me/v77tw