Mesmo com dois pareceres protocolados pelo Sindypsi PR, gestão da Cohapar permanece sem se pronunciar em relação à revindicação da categoria

O Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi PR) protocolou dois pareceres à Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) solicitando a equiparação da jornada de trabalho dos assistentes sociais e dos psicólogos. Com a aprovação do Projeto de Lei 12.317/2010, a categoria dos assistentes sociais conquistou a redução da jornada de trabalho semanal para no máximo 30 horas. A luta dos psicólogos, no entanto, esbarrou na Presidência da República. Após seis anos de mobilização, o PL 3.338/2008, que amenizaria a rotina dos psicólogos brasileiros, foi vetado pela presidenta Dilma Rousseff. Desde então, o Sindicato dos Psicólogos do Paraná promove lutas pelas 30 horas em locais de trabalho.
A regulamentação da jornada de 30 horas para as/os assistentes sociais colocou à margem a atuação do psicólogo. As duas categorias trabalham em conjunto no acolhimento, nas entrevistas, nos planejamentos, intervenções e elaborações das ações com a população. Contraditoriamente, a carga horária do psicólogo é maior que a do assistente social, cenário que viola o Princípio da Isonomia ou Igualdade Constitucional.
O Sindypsi PR está ao lado das psicólogas e dos psicólogos da Cohapar pela implementação de jornadas de trabalho condizentes e justas.