Câmara dos Deputados aprova por unanimidade PL que fixa 30 horas semanais para psicólogos

Projeto permanece na Câmara Federal cumprindo prazo regimental por mais cinco sessões ordinárias. Se não houver pedido de recurso, segue para sanção presidencial

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 3.338/08 (mais conhecido como PL das 30 horas), que fixa a jornada de trabalho semanal dos psicólogos e das psicólogas do Brasil em no máximo 30 horas sem redução de salário. Agora, o texto aguarda prazo regimental de cinco sessões ordinárias da Câmara e, nesse período, os deputados podem pedir recurso. Isso levaria o PL ao plenário e atrasaria o encaminhamento à sanção presidencial.

O recesso da Câmara Federal começou na quinta-feira (17) e vai até o dia 1º de agosto, data em que será divulgado o calendário das sessões ordinárias. O Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi-PR) organizou uma campanha nas redes sociais (http://migre.me/kwpCP) e está formulando estratégias para pressionar os parlamentares a não pedirem recurso ao PL das 30 horas. Se passar pelas sessões sem o pedido, o texto vai automaticamente para sanção presidencial.

Mais saúde para os(as) psicólogos(as)

A categoria dos psicólogos lida diariamente com o sofrimento psíquico e com situações de angústia. A carga emocional que enfrentam torna mais recorrentes os casos de afastamento desses trabalhadores por estresse e adoecimento. “A aprovação do PL das 30 horas na Câmara é uma vitória porque representa mais um avanço na melhoria do serviço prestado à população e principalmente à saúde do trabalhador da Psicologia”, aponta Cesar Fernandes, assessor sindical do Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi-PR).

Recentemente, uma categoria próxima à dos psicólogos, a dos assistentes sociais, conquistou a redução da jornada máxima para 30 horas semanais. Os profissionais das duas áreas muitas vezes trabalham nos mesmos equipamentos, mas não são tratados da mesma maneira. Essa disparidade fere o princípio de isonomia, diferenciando categorias que, muitas vezes, desempenham atividades semelhantes.

OIT e OMS aprovam redução da jornada

A jornada de trabalho máxima de 30 horas para os trabalhadores da saúde é defendida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa seria a carga horária minimamente compatível com as condições insalubres e de estresse a que os profissionais são expostos diariamente. “Morte, luto, angústia e depressão são apenas algumas das situações enfrentadas diariamente pelos psicólogos. A jornada de trabalho dele deve ser adequada a essa grande carga emocional”, aponta Renata Moraes, presidente do Sindicato dos Psicólogos do Paraná.

Expectativa e pressão

Depois de passar pela Câmara, o PL das 30 horas segue para sanção presidencial. “Ainda não temos uma data definida para o encaminhamento, assim que chegar à Casa Civil ela vai apreciar. Os psicólogos devem se mobilizar mandando e-mail e pressionando”, aponta a presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano.

Acompanhe as ações da Campanha pelas 30 horas:

Untitled