Atenção, psicólogo! Não deixe de pagar a Contribuição Sindical 2015!

contribuicao
É obrigatória e o boleto foi enviado via Correios, para pagamento da Guia de Contribuição Sindical referente ao ano de 2015.

Muitos psicólogas/os desconhecem a importância de realizar o pagamento desta taxa e por isso a gestão do Sindypsi-PR sistematizou algumas informações importantes e respostas às dúvidas mais frequentes.

O que é a Contribuição Sindical?

É uma contribuição social, uma taxa de pagamento obrigatório a todos os psicólogos e psicólogas com registro ativo no Conselho Regional de Psicologia, independente do estado em que se encontra o profissional (liberal/autônomo, empregado). Sua existência está prevista e regulamentada pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). A contribuição sindical será recolhida anualmente, de uma só vez através do pagamento do boleto cujo vencimento é o último dia do mês de fevereiro. O valor da Contribuição Sindical de 2015 é de R$ 94,00.

Porque é necessário pagar a Contribuição Sindical?

Além de ser obrigatória, a taxa de Contribuição Sindical reverte em benefícios aos psicólogos, que fortalecem sua entidade representativa local e nacional. Parte do valor é destinado ao Sindicato e à Federação Nacional e parte do valor é destinado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que custeia programas de seguro-desemprego, abono salarial, financiamento de ações de geração de trabalho, emprego e renda.

Se estou empregada/o e meu empregador desconta o valor de um dia de trabalho no mês de março, preciso pagar o boleto da Contribuição Sindical do Sindypsi-PR?

Sim, a menos que o seu empregador recolha este valor para o Sindypsi-PR. Assim, você deve solicitar ao seu empregador que efetue o recolhimento da contribuição sindical ao SINDYPSI, o que lhe isenta de pagar a Contribuição Sindical via boleto. No site do Sindicato, no botão “Campanha de Filiação” existe um modelo de carta que você pode apresentar ao seu RH fazendo esta solicitação. Ainda, para evitar que o desconto seja realizado em nome de outra entidade, indevidamente e em duplicidade, orientamos que após o pagamento o Psicólogo encaminhe comprovante para a Gerência de Pessoal para que não seja descontado em duplicidade ou que você seja considerado inadimplente.

Já sou filiado a outro Sindicato, preciso pagar a Contribuição Sindical recolhida pelo Sindypsi-PR?

Sim, todos as/os psicólogas/os com registro ativo devem pagar esta taxa. O pagamento da Contribuição Sindical não significa sindicalização, mas o pagamento de uma taxa regulada e prevista por lei.

Porque o Sindicato manda dois boletos de Contribuição por ano?

Ao início do ano, o Sindypsi-PR envia a Guia de Contribuição Sindical. No meio do ano, a de Contribuição Associativa. A Contribuição Associativa, enviada à categoria no mês de julho, refere-se à sindicalização do psicólogo ao Sindypsi-PR. A filiação é facultativa, portanto seu pagamento não é obrigatório.

Ao associar-se, além de ter acesso aos convênios e benefícios que o sindicato oferece, você contribui para o fortalecimento das lutas da categoria, como a campanha pela redução da jornada de trabalho para 30 horas e o estabelecimento de um piso salarial. Se você se interessa pela sindicalização, entre em contato com o Sindypsi-PR.

O pagamento da Contribuição Sindical me torna sindicalizado ao Sindypsi-PR?

Não. Você só se torna sindicalizado quando paga a Contribuição Associativa, procedendo a sua filiação ao Sindicato.

O não pagamento do boleto da Contribuição Sindical pode me trazer problemas?

Pode. Como é uma taxa de pagamento obrigatório, exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), seu não pagamento pode implicar em dívida ativa e impedir a posse em concursos públicos e contratações.

Não recebeu a guia via Correios?

Solicite a reemissão da Guia:

reemisao-guia