Sindypsi PR está na construção de Conferência Livre sobre sistema penitenciário e justiça

0
411

Evento será realizado em janeiro, meses antes da Conferência Estadual de Direitos Humanos do Paraná.

conferencia livre

A Conferência Estadual de Direitos Humanos do Paraná está marcada para 2016. Entidades da sociedade civil já estão mobilizadas para participar desse espaço, principalmente para questionar a atuação do Governo do Paraná nessa pauta tão importante. Ainda estão frescas, na memória das/dos trabalhadoras/es do estado e de toda a população, todas as violações de direitos humanos protagonizadas por Beto Richa no ano de 2015. O Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi PR) vai participar desse processo por meio da organização de uma Conferência Livre sobre o sistema penitenciário e acesso à justiça. Até agora, o Sindypsi PR e o Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPR estão à frente da atividade..

De acordo com o presidente do Sindypsi PR, Thiago Bagatin, a ideia é convidar cerca de 20 entidades relacionadas ao tema para participar da Conferência Livre, que não é pré-requisito para participação da Conferência Estadual, mas tem forte importância política justamente pela liberdade na escolha dos temas. Thiago explica que a Conferência Livre vai contar com ao menos seis grupos de trabalho: gênero, educação, saúde, financiamento, condições de trabalho e acesso à justiça.

“Muitas psicólogas e psicólogos sofrem com as condições de trabalho no sistema penitenciário. Como sabemos, os últimos dois anos registraram um número alarmante de rebeliões de presos no estado, mais de 20. Esse cenário é resultado de uma série de violações de direitos tanto das pessoas presas quanto dos trabalhadores. É urgente falarmos sobre o acesso à justiça e o sistema penitenciário do Paraná”, aponta Thiago, que cita o dia 23 de janeiro de 2016 como a data pré-agendada para a Conferência Livre.

Em breve, outras reuniões serão realizadas para definir a programação da Conferência Livre sobre Sistema Penitenciário e Acesso à Justiça no Paraná. Acompanhe!

Sem comentários

Deixe uma resposta

*