Sindypsi articula ação com psicólogos e enfermeiros para Conferência Municipal de Saúde

0
756

feaes
Na noite dessa quinta-feira (9), o Sindicato dos Psicólogos do Paraná se reuniu com psicólogos e enfermeiros contratados pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (FEAES) para organizar um dia de mobilização das categorias, que estão em luta pela redução da jornada de trabalho. A atividade será realizada neste domingo (12), durante o encerramento da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba.

feaes2Há meses, o Sindypsi PR, em parceria com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde Curitiba (Sindesc), está tentando diálogo com a FEAES para regulamentar a jornada de trabalho de 30 horas semanais, que já é realidade para os demais trabalhadores da saúde da capital paranaense. No entanto, as contrapropostas da FEAES foram descartadas pelas categorias. Sendo assim, algumas ações estão sendo desenvolvidas para pressionar a instituição aprovar uma jornada de trabalho mais justa.

Neste domingo (12), haverá o Dia de Mobilização pelas 30 Horas para a FEAES, um encontro de trabalhadores da Fundação no Colégio Santa Maria, onde está sendo realizada a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba. A ideia é conversar com gestores e usuários sobre os benefícios da redução da jornada de trabalho para o(a) funcionário(a) e para a população.

A luta dos “excluídos”

CCJEm 2014, a Prefeitura de Curitiba encaminhou um Projeto de Lei, posteriormente aprovado pela Câmara dos Vereadores, que garantiu a jornada de 30 horas semanais a várias categorias da Saúde de Curitiba. À época, o Sindypsi PR propôs uma emenda ao Projeto de Lei solicitando que os trabalhadores e as trabalhadoras da FEAES fossem incluídos, mas a emenda foi rejeitada. “Acabamos criando uma categoria de excluídos desse direito. Hoje, em Curitiba, os psicólogos e as psicólogas contratadas pelo Município cumprem as 30 horas, mas vale ressaltar que, desde a criação da FEAES, nenhum concurso foi lançado pela Prefeitura. O cenário aponta para o crescimento do número de trabalhadores contratados via Fundação, ou seja, vai crescer o número de trabalhadores que continuarão cumprindo 40 horas semanais ou mais”, aponta o presidente do Sindypsi PR, Thiago Bagatin.

Para Thiago, a ação de domingo servirá para dialogar com a população sobre as condições de trabalho nos equipamentos de saúde da cidade. “O que vemos, hoje, são trabalhadores exaustos, estressados e sem tempo para se aprimorar profissionalmente. Os gestores precisam entender que a redução da jornada de trabalho não é regalia, é questão de saúde mental e física do trabalhadores”, reitera Thiago.

Serviço
Dia de Mobilização pelas 30 horas da FEAES
Data: 12/07 – Domingo
Local: Colégio Santa Maria (Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 98 – São Lourenço)
Horário: 9h

Participe!
Link do evento: https://www.facebook.com/events/1591633887765906/

Sem comentários

Deixe uma resposta

*