O Sindicato dos Psicólogos do Paraná – SINDYPSI-PR torna público seu apoio ao psicólogo e professor universitário Netto Berenchtein, coordenador do curso de Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus Paranaíba. Recentemente o professor, que vinha se colocando publicamente contrário à instalação do curso de Medicina Veterinária neste campus da Universidade antes da provisão de melhores condições infraestruturais e de recursos humanos para os cursos já existentes no campus, foi agredido fisicamente pelo prefeito Diogo Tita (PPS). A autoridade entrou no restaurante em que Netto se encontrava, esbravejando “quem eram os ‘barbudos’?” e que “ele estaria trazendo o curso de M. Veterinária para a cidade”. Ao ouvir do professor que este era contrário ao projeto, o prefeito desferiu-lhe um TAPA NO ROSTO e vociferou diversos xingamentos, alguns com conteúdo fortemente misógino. Outro psicólogo que pediu ponderação ao prefeito recebeu um tapa na mão e um “cale a boca”. O prefeito também acusou o professor de “vir de Campo Grande para chupinhar o Estado”, além de proferir diversos impropérios sobre a prática científica e profissional dos psicólogos e psicólogas.
O SINDYPSI-PR se solidariza com todos os trabalhadores que se encontram em situações de violência por parte das autoridades públicas, sejam elas seus patrões ou não. O que aconteceu com o psicólogo Netto Berenchtein é uma das expressões da postura opressora e policialesca com que se portam os parlamentares e gestores de nossos municípios, estados e do Governo Federal, que justamente não conseguem lidar com as divergências no campo político, senão descambando para as agressões físicas e a repressão como métodos de intimidação.
Pela democracia real, pela plena possibilidade de expressão das reivindicações de todos e todas as trabalhadoras aos seus patrões.
Contra todo e qualquer tipo de humilhação, repressão e violência manifestadas pelos agentes do Estado aos trabalhadores e trabalhadoras.
Exigimos retratação pública e imediata da Prefeitura de Paranaíba, bem como a instalação de processo de debate político sobre o caso ocorrido e a instalação do curso de Medicina Veterinária neste campus da UFMS.
Curitiba, 03 de setembro de 2013
Sindicato dos Psicólogos do Paraná – SINDYPSI-PR
___
Acesse a carta oficial em que o psicólogo Netto Brenchtein denuncia o caso: http://galsantiago.wordpress.com/2013/09/02/prefeito-agride-professor-academico-com-tapa-na-cara-31-de-agosto2013/