Hoje, dia 9 de julho, acontece um protesto de profissionais da área da Saúde contra o Ato Médico. A concentração será às 18h na praça Santos Andrade e os profissionais seguem em passeata pela Rua XV. Este ato público contará com simulação de velório, com a utilização de velas, quando chegar em frente ao escritório regional do Ministério da Saúde, em frente à Biblioteca Pública.
A manifestação é organizada pelo Fórum de Mobilização pelo Veto ao Ato Médico, que concentra profissionais de diversas áreas da saúde e foi iniciado a partir de assembleia do Sindicato dos Psicólogos do Paraná. A manifestação contará com diversas categorias profissionais, sindicatos, centros acadêmicos e fóruns de defesa do SUS.
De acordo com a organização desta manifestação, o Projeto de Lei nº 268/2002, conhecido como Ato Médico, limita a atividade de vários setores profissionais da saúde e propõe que a chefia dos serviços fique a cargo exclusivo de médicos. “A aprovação do Ato Médico não é somente um ataque ao exercício de profissões de diversas categorias da saúde, mas constitui, na realidade, um retrocesso às conquistas do SUS”, afirma o presidente do Sindicato dos Psicológos do PR, Thiago Bagatin.
Manifestação: “NÃO DEIXE A SAÚDE MORRER, ENTERRE O ATO MÉDICO!”
Concentração: 18h na Praça Santos Andrade, seguindo pela Rua XV e finalizando em Frente ao escritório regional do Ministério da Saúde, em frente à Biblioteca Pública