“O Sindypsi PR está aqui em defesa do SUS”

0
1326

Na manhã desta sexta-feira (10), o Sindypsi PR participou do lançamento do dossiê sobre a situação do Hospital de Clínicas da UFPR, que está enfrentando um duro processo de precarização. O relatório faz parte da campanha A Ebserh está matando o HC, realizada por sindicatos e entidades estudantis
Na manhã desta sexta-feira (11), cerca de 150 pessoas lotaram o auditório do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o lançamento do dossiê sobre a situação do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR depois da entrada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) há cerca de dois anos. Trabalhadoras/es, estudantes e usuárias/os dos serviços do HC sofrem com a falta de materiais, equipamentos e profissionais. O maior hospital público do estado está abandonado. Na última semana, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) cogitou interditar Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do HC e deu o prazo de 120 dias para que a instituição melhore a qualidade do atendimento. O lançamento do dossiê se encaixa nesse cenário de desmonte do HC.

Na mesa de saudação, representantes das entidades que produziram o dossiê fizeram uma saudação aos presentes e à campanha A Ebserh está matando o HC. O Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi PR), a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), o Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar PR), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest PR) e o Diretório Central Estudantil (DCE-UFPR) são as entidades responsáveis pelo dossiê e pela campanha.

Participação do Sindypsi PR

A psicóloga e diretora do Sindypsi PR Fernanda Zanin (CRP 08/15746) ressaltou que a participação do sindicato se insere na luta pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), conquista que está sob ameaça de desmonte e de privatizações. “O Hospital de Clínicas da UFPR é uma referência em saúde em todo o estado. Não podemos deixar que ele morra”, defendeu Fernanda.

A psicóloga mencionou que o dossiê traz depoimentos sobre a prática de assédio moral dentro do HC e reiterou a disponibilidade do Sindypsi PR em combater essa prática no ambiente de trabalho. “Todos os trabalhadores têm direito a uma rotina digna, sem chantagens e assédio moral. Não podemos mais tolerar este modelo de gestão”, afirmou.

Não faltaram críticas à Ebserh nos discursos dos convidados da mesa de abertura. A presidente da APUFPR, Maria Suely Soares, defendeu uma UFPR autônoma, gratuita e de qualidade para que a instituição continue com o prestígio que tem. Já Darlei Rugeir, representante do Sindicato dos Médicos, criticou a campanha “Anjos do HC”, que tem o objetivo de angariar verba do Governo Estadual e de federações industriais e comerciais, um claro ataque ao caráter público do hospital. “Nós não queremos esmola, nós temos direito constitucional à verba. Não somos balão de ensaio para acabar com a universidade pública”, criticou.

Acesse o dossiê

A versão preliminar do dossiê já está disponível. Clique aqui e confira!

Curta a página da campanha A Ebserh está matando o HC

Sem comentários

Deixe uma resposta

*