30 horas | Projeto recebe parecer favorável na Comissão de Seguridade Social da Câmara

0
1636

O PL nº 769/2015 dá mais um passo e reanima mobilização pela redução da jornada. Entidades da Psicologia recomendam que a categoria cobre desde já um posicionamento favorável dos parlamentares

pl30h

O Projeto de Lei das 30 horas para as(os) psicólogas(os) deu mais um importante passo ao receber parecer favorável na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. A conclusão a favor do PL nº 769/2015 foi divulgada no dia 24 de março pela deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), relatora da proposta na instância. O próximo passo é a votação do projeto na comissão.

O texto volta a tramitar depois de intensas campanhas a favor da aprovação do antigo projeto, o de número 3.338/08, cujo veto da Presidência da República foi mantido pelo Congresso Nacional em 2015. A orientação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) é que a categoria se mobilize desde já enviando e-mails e cobrando dos parlamentares um posicionamento favorável à proposta

Mais mobilização para mais direitos

Em 2014 e 2015, o Sindypsi PR protagonizou a luta pela aprovação da jornada de 30 horas para as psicólogas e os psicólogos por meio da campanha Psicologia: 30 Horas Já. Foram viagens a Brasília, ao interior do Paraná, visitas a universidades, a locais de trabalho, manifestações e uma intensa mobilização online para conquistar a redução da jornada para a categoria. Infelizmente, o projeto foi barrado nacionalmente, mas rendeu frutos no estado do Paraná. A movimentação em torno das 30 horas contribui para que as psicólogas(os) celetistas da saúde de Curitiba, Foz do Iguaçu e mais 51 municípios no estado.

Para o psicólogo e assessor sindical do Sindypsi PR, Cesar Fernandes (CRP 08/16715), a caminhada pela aprovação da jornada de 30 horas não recomeça do mesmo lugar. “Com a campanha, mostramos que a nossa reivindicação é justa e reafirmamos a importância da categoria para a sociedade. No Paraná, conquistamos uma grande vitória com a redução da jornada de trabalho de muitos psicólogos de 44 para 36 horas, mesmo em uma época de retirada de direitos. Isso nos dá segurança e esperança para seguir na luta por esse direito tão justo”, ressalta.

Em breve, o Sindypsi PR vai recomeçar uma campanha voltada às deputadas e aos deputados brasileiros. A ideia é argumentar sobre a importância do projeto para a categoria e aliar o trabalho legislativo com a mobilização dos psicólogos em todas as esferas. Fique ligada(o)!

Sem comentários

Deixe uma resposta

*