30 horas para psicólogos paranaenses avançam em negociação com Sindipar

0
1938

Psicólogas/os celetistas da saúde do Paraná trabalham mais e recebem menos. Por isso, o Sindypsi PR está pressionando o Sindicato dos Hospitais e das Empresas de Saúde do Paraná (Sindipar) a rever estes pontos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A expectativa é de que o Sindipar proponha ou a redução da jornada sem redução do salário, ou a equiparação do piso salarial da/o psicóloga/o ao piso proporcional de demais categorias da saúde. Fique atenta/o: assim que o Sindipar enviar a contraproposta, o Sindypsi PR irá convocar uma assembleia para deliberar sobre as pautas coletivamente. Quando aprovada, a CCT irá abranger 80 municípios do estado. Leia mais.

A jornada de 30 horas semanais para as/os psicólogas/os da área da saúde pode se tornar realidade em alguns municípios do Paraná. A negociação entre o Sindypsi PR e o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar) avançou na última audiência de conciliação realizada na quinta-feira (29) na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região, em Curitiba. A audiência foi conduzida pela desembargadora Marlene Fuverki Suguimatsu, que se demonstrou favorável ao diálogo sobre a redução da jornada de trabalho ou equiparação salarial para as psicólogas e os psicólogos no estado. Representando o Sindypsi PR, compareceram à audiência o presidente em exercício Tiago Morales Calve (CRP 08/18270) e os advogados Victor Alexander Mazura (OAB/PR 55.098) e Mykael Rodrigues de Oliveira (OAB/PR 55.172). Outra audiência está marcada para o dia 26 de julho.

Até lá, o Sindipar deve enviar uma contraproposta ao Sindypsi PR, que irá convocar assembleia com as/os psicólogas/os para que a decisão sobre a Convenção Coletiva de Trabalho seja coletiva. A previsão é de que a assembleia seja realizada nas próximas duas semanas.

Salário e jornada: luta por isonomia

A jornada de 30 horas semanais é uma reivindicação história das/dos psicólogas/os. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as categorias da área de saúde não trabalhem mais de 30 horas devido às situações de sofrimento e insalubridade às quais são expostas. Além disso, a atual jornada de trabalho da/o psicóloga/o e o piso salarial da categoria revelam a incontestável falta de isonomia em relação a outros trabalhadores da saúde.

“A jornada do psicólogo é muito mais extensa que a de outras categorias. A atual convenção fixa 44 horas semanais para os psicólogos, enquanto outras categorias auxiliares e complementares do Sistema de Saúde, a exemplo dos fisioterapeutas, cumprem 30 horas. Proporcionalmente, o piso salarial dessas categorias é bem maior. É necessário rever este cenário”, argumentou Tiago.

Apesar da proposta de redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução de salário constar na cláusula 49 da pauta de reivindicações, o Sindipar alegou desconhecer tentativas de negociações sobre o tema. Sendo assim, nova audiência foi agendada para o dia 26 de julho.

Abrangência 

Se for aprovada, a redução da jornada de trabalho valerá para psicólogas e psicólogos que trabalham em municípios abrangidos pelo Sindipar. São eles: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Antonio Olinto, Araucária, Assis Chateaubriand, Balsa Nova, Bituruna, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Campo do Tenente, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Curiúva, Cruz Machado, Diamante do Oeste, Doutor Ulisses, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Formosa do Oeste, General Carneiro, Guaíra, Guaraqueçaba, Guaratuba, Itaipulândia, Itaperuçu, Jesuítas, Lapa, Marechal Cândido Rondon, Mandiritiba, Maripá, Matelândia, Matinhos, Medianeira, Mercedes, Missal, Morretes, Nova Santa Rosa, Ortigueira, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Paranaguá, Paula Freitas, Paulo Frontim, Piên, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Porto Vitória, Quatro Barras, Quitandinha, Ramilândia, Reserva, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José das Palmeiras, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu, Telêmaco Borba, Terra Roxa, Tibagi, Tijucas do Sul, Toledo, Tunas do Paraná, Tupãssi, União da Vitória e Vera Cruz do Oeste.

——-
Dúvidas? Envie um e-mail para sindypsipr@sindypsipr.com.br ou para comunicacao@sindypsipr.com.br

Sem comentários

Deixe uma resposta

*