Sindypsi PR participa de campanha contra o desmonte dos hospitais universitários

0
1089

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), medida aprovada pelo governo federal e pelas universidades federais, passou a gerenciar hospitais universitários de todo o país. Dois anos depois, a comunidade acadêmica, as/os trabalhadoras/es e a população atendida pelo Hospital de Clínicas da UFPR convivem com a falta de profissionais, materiais e medicamentos. Não há outra saída senão denunciar que A Ebserh está matando o HC.

ebserh-banner

Você sabe o que é a Ebserh? A criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi aprovada pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória (MP) 520/2010. Trata-se de uma empresa pública de direito privado que ficou responsável pela gestão de todos os Hospitais Universitários do país. As justificativas dos favoráveis ao projeto alegavam a necessidade de mudança por conta dos “problemas de gestão”. As comunidades acadêmicas de diversas universidades, o movimento estudantil e as entidades que defendem os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) se mobilizaram para que o projeto não avançasse. Infelizmente, a pressão do Governo Federal e a intransigência das reitorias da universidades federais aprovaram a adesão de quase todos os hospitais universitários à Ebserh.

A sessão do Conselho Universitário (Coun) da UFPR que aprovou o repasse do Hospital de Clínicas à Ebserh foi realizada  no dia 28 de agosto de 2014. O episódio foi marcado por intensa repressão policial e um regime de votação bastante controverso: parte da votação chegou a ser realizada pelo telefone celular, em uma clara demonstração da fragilidade da democracia universitária.

Dois anos depois, os alertas realizados pelos movimentos sociais que questionaram a empresa se tornaram realidade. Faltam funcionários, materiais e medicamentos para o funcionamento básico do Hospital de Clínicas, que é o maior hospital público do Paraná e único do estado gerido pelo governo federal. As condições de trabalho pioraram, o que se reverte em maior desgaste de trabalhadoras e trabalhadores e inequívoca queda na qualidade do atendimento.

Para continuar resistindo aos ataques à saúde e defendendo os princípios do SUS, o Sindypsi PR integra a campanha A Ebserh está matando o HC, realizada pelo Sindicato dos Psicólogos do Paraná, pela Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR), pelo Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar PR),  o Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest PR) e o Diretório Central dos Estudantes da UFPR (DCE UFPR). O objetivo é aprofundar a análise das consequências da Ebserh no HC e informar à sociedade dos perigos da privatização da saúde. Fique por dentro e acompanhe a situação do HC!

Clique na imagem e curta a página da campanha
ebserh-campanha

Sem comentários

Deixe uma resposta

*