As lutas da nova gestão do SINDYPSI-PR

0
689

sindypsiEm março de 2013 tomou posse a atual gestão do Sindicato dos Psicólogos do Paraná. Neste período o SINDYPSI-PR já organizou e participou de diversas ações para mobilizar a categoria nas lutas relacionadas à profissão. Diversas são as bandeiras levantadas para consolidar questões de fundamental importância para a psicologia e para os trabalhadores de forma geral.

Luta Antimanicomial – Defendendo o acolhimento pautado nos direitos humanos e contra o regime asilar, que exclui os indivíduos do convívio social e familiar e transforma sua identidade em doença, o SINDYPSI-PR teve participação ativa nas comemorações ao 18 de maio – Dia da Luta Antimanicomial. Atuou na organização e promoção de ato público e debate que tiveram como tema “Trancar não, Acolher sim”.

Saúde Mental sem Racismo – O Sindicato promoveu – junto à diversas entidades do movimento negro – a oficina “Saúde Mental sem Racismo – Vivenciando o preconceito, refletindo sobre a discriminação”, preparatório ao II Encontro Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadores das Relações Raciais e Subjetividades. Foi uma oportunidade de aprofundar sobre este tipo de violência subjetiva que atinge mais da metade da população brasileira.

Psicologia e questões LGBT – Para enfrentar a LGBTfobia, o cissexismo e o machismo e outras formas de discriminação, o SINDYPSI-PR tem atuado na luta contra a patologização de orientações sexuais e identidades de gênero. Foi criado o Grupo de Trabalho de Psicologia e Questões LGBT e com a aprovação do projeto de decreto do legislativo nº234/2011 (chamado de “Cura Gay”) na Comissão dos Direitos Humanos o sindicato organizou o ato “Fora Feliciano” em Curitiba, no dia 26 de junho. O GT está construindo um Seminário Estadual de Psicologia e Diversidade Sexual que acontecerá em setembro.

Ato Médico – Em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o SINDYPSI-PR convocou assembleia aberta a todos/as os trabalhadores/as, no dia 3 de julho, para organizar uma mobilização contra o projeto de lei nº268/2002, conhecido como Ato Médico. O projeto limitava a atuação de diversas categorias profissionais da área da saúde, e definia ao médico a chefia exclusiva dos serviços. Após a assembleia o Sindypsi contribuiu com o Fórum de Mobilização pelo Veto ao Ato Médico.

Piso Salarial Regional e Redução da Jornada de Trabalho – Tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei que fixa o Piso Salarial (PL 5440/09) para psicólogas/os e outro que estabelece a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem redução salarial (PL 3.338/08). Em nível nacional, presenciamos uma certa mobilização em torno da redução da jornada de trabalho para 30 horas. Porém, no que se refere ao Piso Salarial, estamos tão parados quanto o PL 5440/09. A nova gestão do SINDYPSI-PR vem se reunindo por meio do GT para construção do PL do piso salarial regional para a categoria.

Enfrentamento às terceirizações – O Sindicato tem como um dos objetivos centrais de sua atuação o enfrentamento às terceirizações e a precarização do trabalho dela proveniente. No Paraná um grande número de profissionais de psicologia são contratados de forma terceirizada na prestação de diversos serviços, em estabelecimentos de saúde, educação, assistência social, entre outros, no setor público e privado. O SINDYPSI-PR tem abraçado esta luta e debatido este tema em seus canais de comunicação. Para conhecer ainda mais a realidade dos psicólogos(as) terceirizados(as) e encaminhar ações nesse âmbito o Sindicato realizará um evento nos dias 18 e 19 de outubro.

Junte-se às lutas dos(as) psicólogos(as) do Paraná. Acompanhe os canais de comunicação do SINDYPSI-PR e participe das lutas do Sindicato. Com a sua participação fortaleceremos a luta dos trabalhadores psicólogos, construindo a Psicologia como ferramenta para a transformação social!

Entre em contato
www.sindypsipr.com.br
fb.com/sindypsi | sindypsipr@sindypsipr.com.br

Sem comentários

Deixe uma resposta

*