Atividades da Luta Antimanicomial acontecem em Curitiba

0
715

Em vista ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial 2013, uma caminhada e uma mesa redonda com o tema “Trancar não, Acolher sim” ocorreram no dia 17 de maio, em Curitiba.

A caminhada começou às 10h30 na Praça Santos Andrade, seguindo pela Rua XV de Novembro. Usuários, técnicos, familiares e ativistas da rede substitutiva de atenção à saúde mental participaram da ação, realizada pela primeira vez em 25 anos.

Na mesa redonda sobre internamento compulsório, houve um diálogo com a população sobre a importância do tratamento extra-hospitalar em serviços públicos e não asilares, e em casos de dependência química e de álcool, a necessidade do acolhimento baseado nos direitos humanos.

O evento foi organizado pelo Sindypsi/PR, Departamento de Saúde Mental SMS de Curitiba, CRESS/PR, Coletivo da Luta Antimanicomial/PR (CLAM/PR) e pelo Centro Acadêmico de Psicologia da FACEL (CAPSI-FACEL).

O dia 18 de maio é a data de luta e comemoração do Movimento Antimanicomial, relembrando o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental que aconteceu em 1987, em Bauru, no estado de São Paulo.

Sem comentários

Deixe uma resposta

*