Violência e repressão afetam mais jovens negros no Brasil, aponta Anistia Internacional

violenciaO Relatório O Estado dos Direitos Humanos no Mundo da Anistia Internacional, lançado no dia 22 de maio, aponta que os/as jovens negros/as são de forma desproporcional as principais vítimas de crimes violentos no Brasil, principalmente nas regiões Nordeste e Norte. Segundo o diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil, Átila Roque, o país vive uma situação de quase extermínio de uma parcela da população.

“Em 2010, quase 9 mil jovens entre 9 e 19 anos foram mortos, de acordo com o Mapa da Violência, foram vítimas de homicídio. Estamos vivendo uma tragédia de proporções inacreditáveis, isso equivale a 48 aviões da TAM caindo todo ano cheio de jovens: crianças e adolescentes. Outro recorte mostra que uma parcela enorme, cerca de 50%, é de homens negros que estão morrendo. Claramente, há uma situação que combina diversos fatores, violência institucional, número de armas que circulam, racismo, que acabam vitimando um certo perfil de pessoas ”, comenta Roque.

Para a psicóloga e Mobilizadora Nacional Pró Saúde da População Negra, Crisfanny Souza Soares, o quadro de violência é considerado um verdadeiro genocídio. Além da violência física, ela chama a atenção aos outros tipos de violência, salientando a simbólica “que trata da forma cotidiana os símbolos da cultura e resistência dos negros, seu corpo, sua filosofia, tecnologia e sabedorias como subalternas ao pensamento e valores eurocentralizados”, afirma a psicóloga.

O Sindypsi-PR convoca a sociedade para debater o enfrentamento a este problema.

Em Curitiba será realizada a oficina “Saúde Mental Sem Racismo – Vivendo o Preconceito, Refletindo sobre a Discriminação”, no dia 15 de junho. O evento aborda a saúde mental e os impactos da violência subjetiva do racismo para os brasileiros/as, discutindo especialmente as formas de violência que afetam a população negra.

A ação é promovida pelo Sindypsi-PR, em parceria com a Rede de Mulheres Negras-PR (RMN-PR), Instituto AMMA Psique em Negritude, SISMUC, CRP/PR e SESA.

Inscreva-se para a Oficina ‘Saúde Mental sem Racismo – Vivenciando o preconceito, refletindo sobre a discriminação’

Data: 15/06, sábado
Horário: 10hs às 14hs
Local: Auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (SISMUC) –
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 – no centro de Curitiba.

Inscrições em: http://www.sindypsipr.com.br/site/?p=1248

A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.

*Com informações da Agência Brasil