Paraná inaugura Centro de Informação para migrantes, refugiados e apátridas

0
1000

Iniciativa é uma parceria entre secretarias do Estado e demais entidades, como a Defensoria Pública e a Universidade Federal do Paraná. Objetivo é facilitar acesso a políticas públicas de Saúde e Educação

Foi inaugurado nesta terça-feira (4) em Curitiba o Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim), órgão do Governo do Estado voltado para a assistência a essa população. Localizado no centro da capital, o Ceim é fruto do trabalho conjunto entre as Secretarias de Estado de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos; da Família e do Desenvolvimento Social; da Educação, da Saúde e da Administração e Previdência.

O Ceim irá concentrar as informações mais importantes sobre serviços disponíveis para migrantes, refugiados e apátridas em Curitiba e no estado, facilitando o acesso a políticas públicas. Na área da Educação, por exemplo, será feita a revalidação de diplomas de ensino médio e auxílio a adultos que desejam voltar a estudar. Já a pasta da Saúde irá trabalhar em campanhas de vacinação.

De acordo com a psicóloga e conselheira do Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná (Cerma-PR), Maria Tereza Rosa (CRP 08/17571), o Ceim também vai criar pontes entre essa parcela da população e políticas públicas municipais e federais.

“É com muita satisfação que inauguramos este centro. O Cerma-PR vem trabalhando junto a essa população desde 2012, quando chegaram os primeiros haitianos. Hoje, temos essa atuação organizada, o que é um avanço”, afirma a psicóloga, que também ressalta a importância da Psicologia nesse cenário. “O nosso papel no trabalho com essa parcela da população tem uma relevância imensa. A ideia é desenvolver e aperfeiçoar os procedimentos da nossa profissão para que eles consigam organizar suas vidas no Brasil”, salienta.

O Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim) fica na Rua Desembargador Westphalen, nº 15, 13º andar (Edifício Dante Alighieri).

Sem comentários