Nota do Sindypsi sobre declarações relacionadas à atuação de psicólogos/as do trânsito

0
856

A diretoria do Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi-PR) manifesta contrariedade às declarações de Claudeir Santos, da Associação das Autoescolas do Paraná, em entrevista ao programa Atualidades (TV Tarobá Cascavel), em 10 de janeiro deste ano. No lugar de apontar suas críticas aos processos de avaliação psicológica de forma razoável e fundamentada, o entrevistado desrespeitou o trabalho de psicólogos do trânsito não só do Paraná, mas do país inteiro. De toda forma, propomos uma reflexão mais aprofundada sobre os motivos que levam a declarações como esta terem ressonância no conjunto da sociedade.

A falta de conhecimentos das pessoas sobre a Psicologia do Trânsito, fruto de um afastamento crescente da nossa ciência e profissão com as demandas sociais, podem impactar e encontrar acordo entre os que assistiram a entrevista. Declarações midiáticas como as de Claudeir contribuem para descredibilizar nossa profissão.

No entanto, acreditamos que a falta de compreensão sobre as contribuições da Psicologia no campo das avaliações é também consequência da lógica de mercantilização do acesso ao serviço psicológico e ao direito à mobilidade. O direito à saúde mental deve ser garantido a todas e todos, com plenas condições de trabalho e remuneração aos psicólogos e ampla acessibilidade ao processo de habilitação para direção.

O Sindypsi-PR compreende e valoriza as contribuições da Psicologia do Trânsito, especialidade que desde a década de 50 capacita nossos profissionais não apenas para os processos de avaliação psicológica, mas para atuarem em campos como o das políticas públicas de mobilidade urbana, segurança e educação para o trânsito. Buscamos ativamente a defesa dos interesses da categoria associados aos direitos da sociedade. É preciso democratizar o acesso à Psicologia para credibilizar nossa prática profissional, colocando-a à serviço da população com dignidade e respeito.

Temos um campo amplo de psicólogas e psicólogos do Trânsito absolutamente capacitados de explorarem com qualidade as polêmicas apresentadas pelo representante das autoescolas do Paraná, sustentados nos mais diversos documentos técnicos da Psicologia e da área do trânsito, em geral. Sugerimos também o acesso ao abaixo assinado proposto pelo Movimento Voz do Trânsito (coletivo de psicólogas (os) especialistas em Psicologia do Trânsito) e apoiado pela Associação dos Centros de Avaliação de Condutores do Paraná. O texto aborda a importância da prática psicológica neste contexto.

Sem comentários

Deixe uma resposta

*