Encontro delibera ações para valorização do piso salarial

SINDYPSI/PR apresentou tese a respeito do piso regional

A Federação Nacional dos Psicólogos com apoio dos sindicatos regionais da categoria, realizou o I Encontro Nacional de Valorização do Psicólogo, nos dias 19 e 20 de abril.  Ao todo foram 55 delegados presentes representando as diferentes regiões do Brasil, que deliberaram ações para que sejam apresentadas no X Congresso Nacional da Fenapsi. O SINDYPSI/PR participou do evento representando os Psicólogos do Paraná.

O SINDYPSI/PR apresentou uma tese durante o encontro, com uma avaliação local a respeito do piso regional. Sindicatos de outros estados também levaram suas análises sobre o piso salarial. “Este encontro apresentou um grande avanço para a categoria, por termos diálogos e uma percepção nacional da situação” afirmou Rogéria Sinimbu Aguiar, presidente do SINDYPSI/PR

O encontro deliberou a criação de uma comissão que irá apresentar uma análise a respeito do piso nacional e regional. “Ainda não há consenso se haverá uma defesa de um valor para o piso nacional, ou se cada Estado deverá deliberar sobre seu piso” comentou Rogéria. Segundo a presidente do SINDYPSI, há regiões com diferentes níveis econômicos e por isto existe uma dificuldade em fechar um valor fixo nacional. Telmara Carsten representará o SINDYPSI no grupo que apresentará uma análise a respeito do assunto no X Congresso Nacional da Fenapsi, que acontecerá entre os dias 02 e 05 de agosto em Brasília.

Contribuindo com a troca de experiências e diálogos, estiveram presentes os Sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Amazonas, Ceará, Pará, Goiás e Paraíba.

Além da comissão foi criada um grupo de estudos a respeito da psicologia do trânsito, tendo representantes de todos os estados.