Sindypsi-PR na mobilização pelas 30 horas

reuniao fenapsiAconteceu nesse último final de semana, dias 26 e 27 de outubro, em Brasília, a reunião ampliada da FENAPSI (Federação Nacional dos Psicólogos), que contou com a participação dos diretores do Sindypsi-PR, Thiago Bagatin e Renata Moraes.

A FENAPSI é a federação que congrega todos os sindicatos de psicólogos do Brasil e tem por objetivo discutir, aglutinar e encampar as lutas nacionais relacionadas ao trabalho dos/as psicólogos/as. Nessa reunião, dentre uma série de outros temas, aquele que ganhou maior destaque foi, sem dúvida, a mobilização nacional em torno da aprovação do PL 3338/08, que trata da jornada de trabalho de 30 horas semanais para psicólogos/as. Atualmente o nosso PL encontra-se na CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) e, conforme palavras do relator, não terá grandes dificuldades de ser aprovado (leia aqui para informações sobre o debate organizado pelo Sindypsi-PR, FENAPSI e CRP com a presença do relator).

A nossa principal preocupação em relação à aprovação diz respeito ao possível veto da presidente Dilma, pois a política atual do governo federal tem sido de não aprovar nenhum avanço para os/as trabalhadores/as. No que se refere às 30 horas, profissionais como fonoaudiólogos/as, enfermeiros/as e assistentes sociais tiveram seus projetos vetados, barrados no congresso ou restringidos na sua abrangência. Devido a isso, a FENAPSI acertadamente solicitou ao relator, o deputado federal Eduardo Sciarra, que o PL só entrasse em pauta na CCJC em 2014, quando, devido ao ano eleitoral, teremos maiores chances de sanção da presidente.

reuniao fenapsi2Diante dessa conjuntura, a reunião ampliada da FENAPSI do último final de semana aprovou uma Comissão Nacional de Mobilização, composta por representantes de sindicatos e diretores da federação, que deverá apresentar uma campanha nacional pela aprovação das 30 horas. O Sindypsi-PR, através da psicóloga Renata Moraes, está representado nessa comissão, que deverá ter a sua primeira reunião nos próximos dias. A diretoria do Sindypsi levará a essa reunião, como proposta a ser discutida, um calendário unificado de mobilização, com ações estaduais e nacionais, que contará com as seguintes propostas:

• Materiais da campanha unificada (camisetas, cartazes, adesivos e banners), com uma estética unitária, a serem reproduzidos nos estados;

• “Compartilhaço” – semana nacional para compartilhamento de “memes” das 30 horas nas redes sociais;

• Envio periódico de releases para as imprensas locais e nacional;

• Articulação com deputados federais e senadores, categorias parceiras e sociedade civil em geral;

• Assembleias sindicais nos estados com pauta única: 30 horas;

• Debates com estudantes e profissionais;

• Audiências públicas locais e nacional;

• Dia nacional de mobilização, com atos em todas as capitais do país no mesmo dia e horário;

• Ato unificado em Brasília.

A ideia é que todas essas propostas sejam organizadas num calendário unificado, a ser encampado por todos os sindicatos de psicólogos do Brasil.

Estamos numa fase decisiva para aprovação das 30 horas. Nesse momento é fundamental a participação de todos os psicólogos nas mobilizações.

Envie suas sugestões pelo email sindypsipr@sindypsipr.com.br e acompanhe as notícias pelo site do sindicato.