Agradecemos a todos e todas que contribuíram com as lutas e as mobilizações do Sindicato dos Psicólogos do Paraná no último ano. Os anos de 2014 e 2015 ficarão na história da Psicologia brasileira como momentos de intensa união e solidariedade entre os psicólogos.
Confira as principais ações do Sindypsi PR no ano que passou!
VETO AO PL DAS 30 HORAS MOSTRA QUE PRECISAMOS INTENSIFICAR AS LUTAS
O ano de 2014 foi intenso para a categoria dos psicólogos. O Projeto de Lei nº 3.338/08, conhecido como o PL das 30 horas, chegou à fase final de tramitação e mobilizou a categoria por sua aprovação. Afinal, todos os trabalhadores sentem na pele a exaustão de cumprir jornada de trabalho semanal de 40 horas ou mais. Ciente da importância dessa conquista, o Sindicato dos Psicólogos do Paraná se empenhou fortemente em uma campanha pela diminuição da nossa jornada de trabalho.
No Paraná, realizamos mesas redondas e debates em universidades, locais de trabalho e em cidades do interior. Em Curitiba, realizamos manifestações de rua dialogaram com a população sobre as nossas condições de trabalho, uma delas realizadas em 27 de agosto, Dia do Psicólogo.
Virtualmente, o Sindypsi PR lançou a campanha Psicologia: 30 horas JÁ, responsável por atualizar os psicólogos sobre a tramitação do projeto e pressionar publicamente os parlamentares a reduzirem a nossa jornada de trabalho. A página se tornou referência nacional da luta pelas 30 horas.
As equipe do Sindypsi PR, do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) e da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) compareceram a Brasília em momentos importantes da tramitação do projeto. Em novembro e em março, organizamos a ida de ônibus para participar de manifestações pela aprovação do PL 3.338/08. Já em março, a equipe do Sindypsi PR foi pressionar pessoalmente os deputados e senadores que decidiam pela manutenção ou não do veto do governo Dilma Rousseff (PT) ao nosso projeto. Visitamos gabinete por gabinete para exercer pressão direta sobre os parlamentares.
Infelizmente, o veto foi mantido, mas o trabalho não parou por aí. O Sindypsi PR deu início a uma campanha no Facebook para publicizar os deputados e as deputadas que votaram contra os psicólogos. Centenas de e-mails foram enviadas ao Congresso Nacional expressando nosso descontentamento com a conduta dos deputados. Avaliamos que este é um instrumento válido para mostrar que a categoria está mobilizada.
Agora, a proposta de reduzir a jornada de trabalho dos psicólogos brasileiros volta a tramitar na Câmara dos Deputados por meio do PL 769/2015. O Sindypsi PR está em articulação com as entidades representativas da Psicologia para retormarmos a luta nacional pela jornada de 30 horas. Por enquanto, estamos articulando a diminuição da jornada de trabalho dos psicólogos em cada instituição.
SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
SINDYPSI PR NA LUTA AO LADO DOS PSICÓLOGOS
PISO SALARIAL PARA OS PSICÓLOGOS PARANAENSES
Entregamos à Casa Civil do Governo do Paraná a proposta de instituir um piso salarial regional para os psicólogos do estado. A medida busca evitar que a categoria seja obrigada a se submeter a salários baixos e incompatíveis com as atividades desempenhadas. É mais um passo em direção à valorização da nossa profissão.
A proposta se baseia na Lei nº 6702 de 2014 do estado do Rio de Janeiro, que prevê uma remuneração mínima para os trabalhadores de acordo com suas áreas de atuação. O salário mínimo previsto para os psicólogos fluminenses é de R$2.231,86. A Casa Civil do Governo encaminhou a sugestão à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que se comprometeu a formar um grupo de estudo para avaliá-la. Porém, sabemos que somente a luta dos trabalhadores da Psicologia garantirá mais essa conquista à nossa categoria.
Os anos de 2015 e 2016 serão de intensa mobilização para garantirmos mais esse avanço para os psicólogos e psicólogas do Paraná.
JORNADA DE 30 HORAS PARA OS PSICÓLOGOS DA FEAES
Os psicólogos da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (FEAES) estão mobilizados por melhores condições de trabalho. Desde que a Fundação passou a gerenciar os serviços de saúde de Curitiba, os funcionários estão sofrendo com a falta de isonomia. Isso porque um Projeto de Lei da Prefeitura de Curitiba regulamentou a jornada de 30 horas semanais para diversas categorias de servidores públicos da saúde, menos para os trabalhadores da FEAES.
Diante da negativa da Fundação em adotar a jornada de trabalho de 30 horas, o Sindypsi PR recorreu à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná para abrir negociação. O Sindicato também levou para negociação um ponto do regulamento da FEAES que imita a jornada de trabalho de alguns psicólogos a 36 horas semanais, diferente da jornada exercida de 40 horas. A ação ainda está em tramitação e, caso o Sindypsi PR vença, a Fundação terá de ressarcir os psicólogos pelas horas excedentes trabalhadas.
A jornada de trabalho não é a única pauta da categoria. Em casos mais extremos, a falta de infraestrutura obriga alguns psicólogos contratados pela Fundação a usar o carro pessoal para realizar atendimentos. A pressão do Sindypsi PR já fez com que a FEAES organizasse uma comissão de visitas aos locais de trabalho com a presença de trabalhadores da Fundação.
Estamos na luta por condições de trabalho mais dignas para os psicólogos de Curitiba!
ATUAÇÃO NO COLETIVO INTERSINDICAL DA SANEPAR
O Sindypsi PR integra o Coletivo Intersindical da Sanepar, que se reuniu várias vezes nos últimos meses para debater a situação das categorias de trabalhadores que compõem a empresa. As propostas da gestão da Sanepar foram insatisfatórias às categorias, mas essa articulação melhorou o diálogo entre os sindicatos. Ao mesmo tempo em que gasta milhões de reais em cargos comissioandos, a Sanepar se nega a oferecer respostas concretas aos trabalhadores. O Sindypsi PR está na luta contra essa injustiça.
Para além das condições de trabalho, o Sindypsi PR e outros 14 sindicados publicaram uma nota de repúdio e o pedido de exoneração do presidente do Conselho Administrativo da empresa, Mauro Ricardo Machado, que é também secretário da Fazenda do Governo do Paraná. Mauro propôs a venda de parte das ações da Copel e da Sanepar para salvar o caixa do estado, o que, em outras palavras, significa entregar o controle das empresas à iniciativa privada. Somos contrários a qualquer medida que proponha a privatização da Sanepar e da Copel.
O Sindypsi PR mantém a mobilização em conjunto com as demais categorias que trabalham conosco.